segunda-feira, 29 de março de 2010

Agricultores aprendem e trocam experiências




As exposições agrícolas que aconteceram durante a 7ª Doce Festa valorizaram os pequenos agricultores, demonstrando que estes honestos trabalhadores também tiveram seu espaço garantido neste grandioso acontecimento realizado no município de Vidal Ramos. As exibições aconteceram com a coordenação do Departamento Municipal da Agricultura, em parceria com a EPAGRI, num ambiente reservado onde os visitantes puderam conhecer diversas alternativas para diversificar as rendas das suas pequenas propriedades.
Entre os produtos produzidos e expostos pelos pequenos produtores estavam: o vinho, a cachaça e o mel; sem esquecer o fumo, a cebola, a mandioca e o milho além de outras raízes produzidas que fazem parte das culturas agrícolas e do dia-a-dia da vida no campo.
A EPAGRI demonstrou ainda como proteger a água, produzindo-a com qualidade através de fontes caxambu e construindo novos filtros, fossas e sumidouros, para desta forma, destinar corretamente os dejetos humanos.
Através do Técnico Agrícola Flávio Majolo, os apicultores puderam conhecer a produção de mel através das abelhas nativas e as africanas, conhecendo as diferenças entre cada grupo.
Os inseminadores artificiais integrantes do Departamento Municipal de Agricultura apresentaram os resultados deste serviço que foi realizado nos últimos anos, explicando a melhora do plantel, tanto de gado leiteiro como de corte.
O manejo de caprinos também foi abordado, mostrando-se como outra excelente alternativa de renda.
A criação de galinhas poedeiras vem se tornando cada vez mais atraente para os vidal-ramenses, tanto que em breve deverá ser construída uma unidade para embalagem de ovos caipiras, através de uma parceria entre a EPAGRI e a Administração Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário